Os nutrientes que ajudam na defesa do organismo
Por isso precisam ser incorporados à dieta grãos, frutas e hortaliças frescas (biorreguladores), nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras. E é bom que se evitem alimentos processados, gorduras e açúcares, além de refrigerantes.
Vitaminas e Minerais que ajudam o sistema imunológico
Vitamina C: frutas cítricas (limão, laranja, acerola e kiwi, por exemplo), vegetais verdes escuros (couve, brócolis e tomate.
Vitamina E: gérmen de trigo, arroz, óleos de soja, gema de ovos, vegetais de folha e legumes
Vitamina A: cenoura, abóbora, espinafre, melão e batata doce
Zinco: leite, aveia, ostra, frutos do mar, semente de girassol e cogumelo
Eles também devem estar na sua alimentação
Com propriedades benéficas para o sistema de defesa do organismo, outros alimentos também devem estar presentes nas refeições. Veja logo abaixo:
Suco verde: que contenha clorofila, já que é rica em zinco, ferro e vitamina C. Um exemplo é o suco de agrião com laranja. Basta um copo (250 ml) por dia.
Iogurte: um copo diariamente. Estudos científicos mostraram que os lactobacilos, presentes no iogurte, recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
Cogumelo shitake: possui lentinan, substância que tende a estimular a produção das células de defesa do organismo. É recomendável consumir esse cogumelo pelo menos uma vez por semana.
Alho: suas propriedades nutricionais funcionam para prevenir o câncer e as doenças cardíacas. Pode ser usado como condimento. Se preferir, consuma um dente de alho assado em forno comum ou no microondas.
Gengibre: fortalece o sistema de defesa do organismo. O ideal é consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo. Pode ser usado em conserva com vinagre (bastante comum na culinária japonesa), na preparação dos pratos ou como chá, uma vez por semana. ·.
Fonte: http://bemstar.globo.com/sa/index.php?tipo=1&sa=materias&t=2&id_mat=1